Free Software with a Female touch

Novidades na FSFLA

Boletim #5

Dezembro de 2005

Durante as 5tas. Jornadas Regionales de Software Libre, realizadas em Rosário, Argentina, os membros fundadores da FSFLA – Fundação Software Livre América Larina deram os primeiro passos formais para a constituição jurídica e legal da Fundação que se soma a rede de Fundações Software Livre (FSFs).

Em sua Assembléia Geral, o Conselho de Administração designou Federico Heinz para o cargo de Presidente, Alexandre Oliva para Secretário e Beatriz Busaniche para Tesoureira, constituindo assim o Conselho Executivo da Fundação. Os demais membros do Conselho de Administração são Enrique A. Chaparro, Mario M. Bonilla, Fernanda G. Weiden e Juan José Ciarlante.

O Presidente da FSF Europa, Georg Greve, esteve presente no lançamento da nova organização.

FSFLA é a quarta Fundação Software Livre (FSF) da rede, iniciada em 1985 com a Fundação Software Livre fundada por Richard M. Stallman, da qual já fazem parte as Fundações Software Livre Europa e Índia.

Próximos passos

Nos próximos dias, a equipe fundacional da FSFLA apresentará os papéis legais aprovados na Assembléia em Rosário para as autoridades argentinas, o que dará início ao processo de registro de pessoa jurídica e estabelecimento legal da FSFLA. Este processo pode levar vários meses e inclusive resultar em alguma mudança nos estatutos aprovados na Assembléia. A documentação que se apresentará as autoridades inclui o Estatuto, um Plano Trienal e a Ata Fundacional assinada pelos membros da FSFLA em Rosário.

Agradecimentos

A Equipe da FSFLA gostaria de agradecer o apoio da comunidade Software Livre, e muito em particular ao Grupo de Usuários de Software Libre da cidade de Rosário e a Associação de Novas Tecnologias, encarregados da organização das 5tas. Jornadas Regionales de Software Libre, e a todas as pessoas que se aproximaram durante as Jornadas para colaborar na redação dos documentos fundacionais da FSFLA. Este agradecimento se amplia aqueles que não estiveram presentes em Rosário, mas realizaram aportes valiosos através da lista de discussão da FSFLA.

FSFLA deseja fazer um agradecimento especial ao Presidente da FSF Europa, Georg Greve, que nos acompanhou durante as Jornadas de lançamento da FSFLA e foi encarregado de dar as boas-vindas a nova organização em nome da rede de FSFs.

Também gostaríamos de agradecer a Aurélio A. Heckert pelo desenho do primeiro logotipo da FSFLA. O sítio do Aurélio é: http://gnosislivre.org/twiki/bin/view/Aurium/WebHome

Equipes de trabalho

Lembramos a quem deseja integrar as primeiras equipes de trabalho que para participar basta enviar um e-mail a info@fsfla.org com o nome da equipe que deseja participar no assunto do e-mail. Basta especificar no assunto [traductores], para quem for se inscrever no grupo de tradução, e [sitio] para aqueles que quiserem participar da formulação e desenho do sitio web.

Eventos

GNU/Linux Day

Alexandre Oliva, Secretário da FSFLA, participou no dia 26 de novembro do GNU/Linux Day em Americana/SP, Brasil. FSFLA agradece especialmente a doação recebida por parte dos organizadores do evento, que também concordaram em corrigir o nome do evento na última hora de Linux Day para GNU/Linux Day. http://www.portalcon.com.br/linuxday/

Federico Heinz no México

Convidado pela Oficina México, Centro América e Caribe da Fundação Heinrich Boell, o eleito Presidente da FSFLA participa de uma intensa semana de trabalho, de 27 de novembro a 03 de dezembro no Distrito Federal do México. Federico possui várias reuniões de trabalho agendadas com diferentes setores governamentais, acadêmicos e com organizações sociais, enquanto participa do lançamento do livro “¿Un mundo patentado? La privatización de la vida y el conocimiento” juntamente com Silke Helfrich da Fundação Boell, Alejandro Calvillo, Diretor do Greenpeace México e Silvia Ribeiro, pesquisadora do Grupo ETC.

Lacfree 2005

Durante o evento que se realizará entre 5 e 8 de dezembro em Recife e Olinda, Brasil, acontecerá uma sessão de trabalho da rede das FSFs que contará com a presença de representantes da FSF Europa, Índia e América Latina. Estarão presentes Georg Greve (FSFE), G. Nagarjuna (FSFI), Federico Heinz, Fernanda Weiden, Alexandre Oliva, Mario Bonilla e Beatriz Busaniche (FSFLA).

Workshop Cearense de Software Livre e Mobilidade

Em 13 de dezembro, Alexandre Oliva, Secretário da FSFLA, participará do painal “Software Livre e Mobilidade: Estamos rumo à convergência?” e também apresentará sua palestra “Uma Mente Brilhante Encontra o Software Livre: Teoria dos Jogos, Competição e Cooperação” http://www.larces.uece.br/wcslm/home.php